"Novas regras da nacionalidade ameaçam investimento via vistos ‘gold’"

Artigo •

04 Julho 2025

em ECO

A incerteza gerada pelas novas regras para a entrada de imigrantes e obtenção de nacionalidade está a causar preocupação junto dos detentores de vistos gold e dos fundos de investimento, que tinham neste mecanismo uma fonte de capital para injetar na economia portuguesa.

O Governo entregou na Assembleia da República três propostas relativas à entrada de cidadãos estrangeiros em Portugal. Uma altera a Lei da Nacionalidade, aumentando os prazos de residência mínima. Outra muda a Lei de Estrangeiros, revendo os vistos para procura de trabalho e as regras do reagrupamento familiar. E a terceira prevê a criação de uma polícia de fronteiras.

No que respeita ao reagrupamento familiar, Luís Montenegro define que os detentores de vistos gold (a par dos profissionais altamente qualificados e dos beneficiários do cartão azul da União Europeia) escaparão às novas restrições que estão a ser preparadas. Questionada pelo ECO, Rita Correia Nunes, Associada da área de imigração e nacionalidade da PAXLEGAL, entende que: "Esta exclusão evidencia a intenção do Governo em manter a atratividade deste programa na captação de investimento estrangeiro qualificado”.

Leia o artigo completo, aqui (site externo).

"A incerteza gerada pelas novas regras para a entrada de imigrantes e obtenção de nacionalidade está a causar preocupação junto dos detentores de vistos gold e dos fundos de investimento, que tinham neste mecanismo uma fonte de capital para injetar na economia portuguesa"

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.